“Maria, eu vos dou o meu coração”
Solenidade do 8 de Dezembro
Nos caminhos de Dom Bosco, muita gente trilhou. Alguns deles foram canonizados (santos), outros beatificados; outros, ainda, declarados "veneráveis" (etapa anterior à beatificação) ou "servos de Deus" (aqueles que tiveram sua causa introduzida oficilamente, no longo caminho que vai até a santidade).
Eles souberam acolher Dom Bosco nas suas vidas, bem como a milhares de outros no mundo inteiro. Domingos Sávio é um deles.
S. DOMINGOS SAVIO - (1842-1857)
Domingos nasceu no dia 02 de abril de 1842, em São João de Riva, perto de Chieri (Turim).

Aos doze anos, ao ser recebido por Dom Bosco no Oratório de Turim, pediu a ele que o ajudasse a "se tornar santo". Manso, sereno e alegre, colocava todo o empenho no cumprimento de seus deveres de estudante e em ajudar de todas as maneiras os colegas, ensinando a eles o Catecismo, dando assistência aos doentes, separando as brigas... Um dia, a um companheiro que acabava de chegar ao Oratório, ele disse: "Saiba que aqui nós fazemos consistir a santidade em estar muito alegres. Procuramos apenas evitar o pecado, como um grande inimigo que nos rouba a graça de Deus e a paz do coração, e cumprir exactamente os nossos deveres".
Fidelíssimo ao seu programa de trabalho, sustentado por uma intensa participação aos sacramentos e por uma filial devoção a Maria, alegre no sacrifício, foi enriquecido por Deus com dons e carismas.
No dia 08 de dezembro de 1854, proclamado o dogma da Imaculada por Pio IX, Domingos se consagrou a Maria e começou a progredir rapidamente na santidade. A oração proferida por ele e que é conhecida até os dias de hoje foi: “Maria, eu vos dou o meu coração. Fazei que seja sempre vosso. Jesus e Maria, sede sempre meus amigos, mas por piedade, fazei-me morrer antes que aconteça a desgraça de cometer um só pecado”. Em 1856 fundou com seus amigos a Companhia da Imaculada para uma acção apostólica de grupo.
Mamãe Margarida, que havia se mudado para Turim, a fim de ajudar o filho sacerdote (Dom Bosco), disse-lhe um dia: "Você tem muitos jovens bons, mas nenhum deles supera o coração e a linda alma de Domingos Sávio". E explicou: "Eu o vejo sempre em oração; fica na igreja, mesmo depois que os outros saem; todos os dias deixa por um momento o recreio para fazer uma visita ao Santíssimo Sacramento... Na igreja ele se comporta como um anjo que mora no Paraíso".
Domingos Sávio morreu em Mondônio, no dia 09 de março de 1857. Seus restos mortais são venerados na basílica de Maria Auxiliadora. Sua festa é celebrada no dia 06 de maio. Pio XI o definiu: "Pequeno, ou melhor, grande gigante do Espírito". Domingos Sávio é patrono dos Pequenos cantores.
Festa da Imaculada Conceição de Maria – 08 de dezembro
A Imaculada Conceição de Maria é um dogma da Igreja, proclamado por Papa Pio IX, no dia 08 de dezembro de 1854. A tradição desta festa é antiga e a devoção à Nossa Senhora da Imaculada Conceição remonta ao século VIII.

Jesus Cristo foi, pois, gerado e gestado de forma admirável, dentro de um corpo imaculado, como que para preservar o Menino do contacto com o pecado e, assim, revelar Sua divindade.
Que este mistério possa ser um chamado a também nos preservarmos de tantos males que afligem nossos corações e nossos organismos para sermos dignos de fazermos nossos corpos verdadeiros templos do Espírito Santo.
Textos Litúrgicos da Festa da Imaculada Conceição:
Gn 3, 9-15.20
Salmo 98/97
Ef 1, 3-6.11-12
Lc 1, 26-38
Gn 3, 9-15.20
Salmo 98/97
Ef 1, 3-6.11-12
Lc 1, 26-38
Fontes: http://professorjoaocesar.sites.uol.com.br/dombosco/savio.htm
http://amaivos.uol.com.br/amaivos09/noticia/noticia.asp?cod_noticia=6494&cod_canal=32
É de agradeçer a Deus e a todos aqueles que tenhem dado o seu contributo, para o desenvolvimento deste blog. Continuem assim, então a sair bem.
ResponderEliminarIrmãos em Cristo Jesus em Companhia de São Domingos Sávio, vocês são bué, continuam assim, a nos informar sobre as datas e eventos da nossa associação a nível nacional. Votos de Feliz Natal e um ano novo prospero.
ResponderEliminar